Cronologia básica da formação das Constituições.
1993-1994 - Pe Gilberto começa a escrever a Constituição da Fraternidade Javé Salvador, com o intuito de formar uma organização geral que abarcasse tanto os leigos quanto os clérigos sob um governo único e sob um carisma único.
1995 - A constituição primeira é reorganizada, permanecendo o mesmo texto, porém articulado em artigos.
1997 - Com a formação do Instituto Missionário Servos de Javé Salvador, e o discernimento de que seria vivida a vida religiosa, buscou-se formar uma Constituição específica para o IMSJS. Pe. Gilberto confiou na época a um Irmão, reconhecida como a Constituição de 1998.
1999 - Dom Fernando, bispo Diocesano de Santo Amaro, que acompanha a fundação do IMSJS, solicitou a adequação das Constituições ao Direito Canônico.
2000 - Depois de muitas interrogações e adequações, seminaristas foram encarregados de adequar parte por parte da Constituição de acordo com o Direito Canônico.
2001 - Por fim foi apresentado um trabalho final ao Pe. Gilberto que se tornou o Ante-projeto de Constituição.
2002 - Esse Ante-Projeto foi adequado pelo I Capítulo Geral em fevereiro de 2002, sob a presidência do nosso Pai Fundador Pe Gilberto Maria Defina, sjs, e se tornou um Projeto de Constituição.
2008 - Após ser apresentado a um Canonista, Pe Domingos Andrés, foi adequado e aprovado pelo II Capítulo Geral. As Constituições do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador. Também se adéqua o nome para Jesus Salvador, de acordo com o pedido da Santa Sé.
2011 - Agora o Projeto das Constituições do IMSJS está no processo para a aprovação do Instituto Religioso.
10.11.2024 - Missa Solene de Aprovação do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador e Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador.